Pular para o conteúdo
Home » News » Por que ter um ecossistema de plataformas e linearidade de comunicação?

Por que ter um ecossistema de plataformas e linearidade de comunicação?

Muito se fala hoje sobre ter um instagram para sua marca, ter um facebook, um site, uma régua de email marketing e sobre a sua importância dentro do marketing e do seu ecossistema. 
Mas já pararam para pensar no porquê?
A resposta na verdade é mais simples do que parece:

Dados.

De acordo com estudos do próprio Google, há uma tendência constante do uso do multi tela no dia a dia do usuário e consumidor.
O número retratado abaixo nos diz que o mesmo telespectador, que está assistindo uma novela da Globo, está ao mesmo tempo usando seu celular, e isso nos leva a um cenário mais caótico, um cenário onde além do multi-tela, temos o multi-app, onde o usuário além de ter sua atenção dividida entre os seus devices, também dividem seu tempo em diversos apps, o que torna cada vez mais a cadeia de comunicação não mais uma boa prática, mas também uma necessidade de consistência.

Dados Think With Google:

Imagine o seguinte cenário:
O usuário está vendo um break da novela das 21:00 na Globo, enquanto navega nos Stories do Instagram. Na TV ele é impactado por um comercial de certa montadora, enquanto no Instagram ele é impactado por uma marca de roupas.
Ele cansa do Instagram, e vai para o Facebook, onde é impactado por uma marca de celular e minutos depois está vendo o lançamento de um novo fone de ouvido no Tik Tok.
Com o excesso de mensagens em altíssima frequência, o consumidor está cada vez mais disperso, e com isso cada vez mais tem dificuldade para guardar uma mensagem acionável em sua memória.
Sabe porque cada vez mais os anúncios do Google e Facebook tem uma secundagem menor?
Porque cada vez mais a informação principal da minha mensagem tem que ser passada em menos de 5 segundos.
Isto posto, agora podemos falar da importância de consistência, de abrangência e da frequência de um anunciante, e como usar os dados que são gerados a partir disso de maneira estratégica.

Uma vez que você cria um ecossistema de redes sociais, sites bem estruturados e tagueados, e usa essas tecnologias para coletar dados consentidos dos seus usuários, você começa a ter novas possibilidades de trabalhar essas plataformas com inteligência.

Mas como fazer isso sem grandes dificuldades?

Você cria um tom de voz e identidade visual que vai ser usado em todo seu ecossistema, coloca um pixel de cada uma das redes em seu site, junto também com uma tag de Google Analytics.

Agora, você tem acesso a dados riquíssimos de QUEM visitou seu site, QUANDO visitou seu site e de ONDE ele visitou seu site. O pixel que estava implementado no seu site, vai identificar esse usuário dentro do Instagram (sempre preservando a identidade deste dado), do Facebook, do Twitter, etc…

Você agora pode criar anúncios para quem já conhece sua marca, e mais, você consegue criar anúncios para quem tem um comportamento de navegação e interesses, SEMELHANTES ao público que visitou seu website.

Com estes dados gerados na plataforma, você também pode fazer o caminho inverso, analisando como o público que você levou para seu site a partir de mídias específicas se comportou lá dentro.

Por exemplo:

O anúncio que você veiculou no seu instagram e está levando público para seu site, também está tendo seu dado coletado no Google Analytics, o que vai te dar novas possibilidades de cruzamento de dados para entender um pouco da rentabilidade do seu negócio respondendo perguntas simples?

  • Qual rede social leva mais pessoas pro meu site?
  • Qual teve seu custo mais rentável na aquisição de um produto?
  • Como a pessoa que chegou de determinada rede social, se comportou no meu site?
  • Quanto eu investi, vs. quanto eu vendi?

Feito isso, você acabou de usar  dados para otimizar sua comunicação, aumentar sua frequência, ampliar seu público-alvo,e tudo isso a partir de uma consistência e linearidade do tom de voz e identidade visual, tornando todo seu processo cíclico, rentável e retroalimentável! Um ecossistema digital completo.

Mas e agora?!

Como gerenciar esses dados? Onde guardar? Dá pra automatizar? Custa caro? Dá pra começar de graça? Como cruzar todas as infos?


Isso tudo, você vai acompanhar aqui, nas próximas publicações do carreira e dados!

Com a difusão do conhecimento, juntos a gente chega mais longe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *